O Grupo Diário apresenta a iniciativa inovadora Embaixador D+ nas Escolas, com o objetivo de selecionar dois representantes de cada colégio participante. Esses selecionados terão a oportunidade única de atuar como produtores de conteúdo durante um ano, recebendo orientação e mentoria de um influenciador digital experiente, que servirá como seu padrinho no projeto.
Somada a experiência, os embaixadores irão receber uma bolsa de estudos no Totem Pré-Vestibulares válida para o ano de 2024, na turma que desejar, um semestre de curso de inglês na Cultura Inglesa, um smartphone para utilizar na produção dos conteúdos e uma assinatura anual do Jornal Diário online, com direito ao Clube D+.
As instituições participantes são Colégio Estadual Manoel Ribas, Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa e Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, e
poderão se inscrever todos os alunos, com idade mínima de 15 anos, que estejam matriculados no segundo ano do ensino médio.
- O concurso Embaixador Clube D+ nas Escolas é uma oportunidade incrível para os estudantes se tornarem influenciadores digitais. Eles podem expressar suas opiniões, discutir assuntos importantes e fazer novos amigos. Além disso, aprendem habilidades criativas, como comunicação e pensamento crítico, que serão úteis para o futuro. Ao participar do concurso, eles também descobrem interesses, ganham confiança e fazem contatos que podem abrir portas para oportunidades profissionais. É uma experiência enriquecedora em todos os sentidos - afirma Vanessa Rizzi, diretora administrativa do Grupo Diário.
As inscrições se iniciam no dia 10 de julho e se estendem até o dia 14. Após o período de inscrições e de dois desafios, os trinta primeiros selecionados serão chamados entre os dias 18 e 19 de agosto para nova tarefa avaliativa. O evento de divulgação dos seis vencedores ocorrerá 6 de setembro, no Colégio Estadual Manoel Ribas. Já o período de acompanhamento dos vencedores irá iniciar no dia 11 de setembro.
O projeto tem como objetivo principal utilizar a força da comunicação do Grupo Diário para dar visibilidade, espaço e voz à representação escolar. É respaldado pela Coordenadoria Regional Adjunta da Educação (8ª CRE), o qual tem como coordenadora Carmem Regina Fagundes Pacheco.
- Acreditamos que a proposta do projeto tem o poder de atrair o interesse dos adolescentes e pode funcionar como uma estratégia de vinculação dos jovens a um futuro melhor para eles, para os locais em que vivem e, por consequência, para Santa Maria - comenta Carmem.
O regulamento completo pode ser acessado aqui.
A Comissão Julgadora - Primeira Etapa
Após as inscrições e dois desafios relacionados à vida de influenciadores digitais, a comissão julgadora se reúne para selecionar os 30 melhores. Serão analisados os aspectos de redação, vídeos, apresentação pessoal e o planejamento de redes sociais. Cada quesito com um responsável, que são:
Jefe Vilanova (vídeos): tem uma produtora, trabalha há mais de 16 anos com produção audiovisual. Já fez comerciais, institucionais para empresas, videoclipes e diversos outros tipos de trabalhos.
Alana Hoffmann (redação): mestre em Letras - Estudos Literários pela UFSM. É professora de Língua Portuguesa no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e corretora de redações no Totem Pré-Vestibulares. Também trabalha como revisora e preparadora de textos nas horas vagas.
Gabriele Estrêla (apresentação): personal style, mãe, empreendedora de moda, consultora de Imagem e Estilo, visagista e colorista pessoal. Além de empreender no segmento de vestuário, também trabalha em prol do autoconhecimento das mulheres, visando lapidar suas melhores versões a fim de alcançarem seus objetivos.
Kauan Gonçalves (redes sociais): professor no Bacharelado de Administração da Faculdade Antonio Meneghetti e proprietário da empresa WAR - Administração e Marketing. Possui mestrado em Desenvolvimento Regional (UNISC), MBA em Gestão de Equipes e Marketing (FAMEV) e Pós-Graduação em Comunicação e Marketing (FAMEV).
A Comissão Julgadora - Segunda Etapa
Com o grupo de 30 estudantes, Rafael Terra, jornalista especializado em Marketing Digital, CEO da Fabulosa Ideia, a primeira agência de Social Media e Marketing de Conteúdo do Rio Grande do Sul, irá propor o desafio final.
Autor de livros sobre redes sociais, irá julgar aspectos, como desenvoltura, eloquência, estratégia de postagem e diversas outras questões envolvendo o cotidiano de um influenciador digital, para selecionar os seis vencedores
- Um prazer imenso ser jurado de uma iniciativa tão bacana. Afinal, conteúdo é a base de qualquer relacionamento e fomentar uma nova geração de creators é de extrema importância - destaca Rafael.
Os Padrinhos e Madrinhas
Os Padrinhos e Madrinhas auxiliarão os embaixadores nas atividades referentes ao cotidiano de influenciadores digitais. São creators experientes e conhecidos em Santa Maria e região, ou seja, saberão indicar os caminhos do sucesso nas redes sociais para os selecionados.
A mentoria para produção de conteúdo durará um ano. Além disso, o padrinho ou madrinha promoverá uma live com o vencedor, com temática a definir e fará uma publicação em seu feed, compartilhado com os embaixadores. São eles:
Felipe Albino é influenciador digital, colunista do Grupo Diário e tem formação em Publicidade e MBA em Marketing. Ele destaca que, hoje em dia, os adolescentes consomem e produzem conteúdo diariamente de forma massiva e, através do Embaixador D+ nas Escolas, além de esses adolescentes entenderem como se posicionar, como trabalhar com as redes sociais, eles também terão contato com diversas ações que incentivam uma postura responsável nas redes sociais, promovendo valores positivos para a sua comunidade:
- O Embaixador D+ nas Escolas tem o propósito de possibilitar aos estudantes que possuem o sonho de trabalhar com o digital oportunidades que preparem-os para esse mercado, sendo acompanhados por profissionais de diferentes áreas que contribuirão para o entendimento e crescimento dentro desse nicho tão aquecido.
Michelli Torrico é mãe, influenciadora, criadora de conteúdo, feminista e consultora de imagem pela Ecole Brasil, une seus conhecimentos de marketing de influência com dicas de moda, beleza e muito posicionamento. Já está há mais de 10 anos trazendo aos seus espectadores conteúdo de forma autêntica, responsável e diversificada.
- Adorei a iniciativa Grupo Diário de buscar estudantes para contribuir com a influência das próximas gerações. Espero ajudar com temas e reflexões sobre como influenciar com responsabilidade.
Tais Lima é jornalista e especialista em Mídias Sociais Digitais. Nas suas redes sociais, compartilha conteúdos de lifestyle e moda. Com o seu jeito espontâneo e comprometido foi ganhando espaço como criadora de conteúdo para marcas e empresas.
- As mídias sociais são um grande avanço de informação e tecnologia, ainda estamos descobrindo tudo o que elas podem nos oferecer e onde podemos chegar. Inserir as novas gerações nesse meio é de extrema importância para novas profissões e possibilidades de expandir os horizontes da gurizada!
O que é ser influencer digital?
Um influencer digital é uma pessoa que utiliza plataformas de mídia social, como YouTube, Instagram, TikTok, entre outras, para criar conteúdo e desenvolver uma base de seguidores engajados. Essas pessoas geralmente têm habilidades em áreas específicas, como moda, beleza, viagens, fitness, culinária, entretenimento, jogos, e compartilham suas experiências e conhecimentos com seu público.
Essa profissão está inserida na sociedade devido ao aumento do uso das redes sociais e à facilidade de acesso à internet. Por meio de uma conexão com seu público e estabelecimento de um relacionamento de confiança, eles têm o poder de influenciar opiniões, preferências e comportamentos de seus seguidores
No Brasil, há diversos exemplos de influencers que conversam com o público jovem. Aqui estão alguns deles:
Felipe Neto e Luccas Neto
O brasileiro Felipe Neto entrou, no ano passado, para a lista dos cinco maiores youtubers do planeta. Seu canal, atualmente, conta com 45 milhões de inscritos. Felipe perde apenas para o canal “Kondzilla”, famosa produtora brasileira de clipes de funk, no quesito inscritos do YouTube brasileiro.
Ele é irmão do também famoso youtuber Luccas Neto, que produz vídeos voltados para o público infantil. Conta com 39 milhões de inscritos e produz longas como “Os Aventureiros – A Origem” que será lançado em 6 de julho nos cinemas.
Spider Slack
Cleyton Silva Santos, mais conhecido como “Spider Slack” no TikTok, atingiu a incrível marca de 36,7 milhões de seguidores no aplicativo. Ele começou a gravar vídeos praticando slackline com sua fantasia de Homem-Aranha, o que se espalhou bem rápido. Hoje, ele tem conteúdos tanto sobre movimentos com fita quanto outros conteúdos de humor, tudo com a característica roupa do super-herói.
Rebeca Barreto
Rebeca Barreto ganhou uma grande audiência com vídeos de danças, memes, humor, além da sua participação nas principais trends do momento. Muitas vezes, com convidados especiais para falar sobre os mais diversos temas. Soma cerca de 29,4 milhões de seguidores no TikTok.
O Clube D+ e suas vantagens
O Clube D+ é o clube de benefícios do assinante do Grupo Diário que possibilita aos seus associados uma série de descontos. Existem mais de 1.400 parceiras, mais de 20.000 lojas dos segmentos de gastronomia, saúde, cinema, esporte, farmácias e muito mais.
O plano de assinatura Digital, que dá acesso a todo conteúdo digital do Grupo Diário para titular mais duas pessoas e as vantagens do Clube D+, tem valor de R$ 10,49 por mês, que garante mais de R$ 1.800 de descontos todo mês.
Existem opções de planos, ainda, com a edição impressa nos finais de semana e outra diária. Para se cadastrar, acesse o site diariosm.com.br/assine ou telefone/WhatsApp: (55) 3213-7272.